quarta-feira, 1 de junho de 2011

E se Deus não quiser?

Despedia-me, outro dia, de um lugar: "Boa noite e até amanhã, se Deus quiser". Ao que o meu interlocutor respondeu imediatamente: "Mas, Ele quer! Até amanhã". Tenho certeza que todos nós ouvimos essa frase, ou frases semelhantes a essa, quase todos os dias. Isso sem falar na possibilidade de que também comungamos com esse mesmo pensamento.
Penso eu, e possivelmente, muitos dos que estão lendo pensam que Deus tem propósitos distintos dos nossos todos os dias, para todos nós, e para qualquer um em todo o Universo. Não é verdade? Então, por que podemos pensar que sabemos qual é o pensamento e a intenção de Deus para comigo, hoje?
De fato, e indiscutivelmente, não sei nada sobre o que Deus pensa. Sei que Deus pensa, e protege, e ama, e conversa, com cada um de nós. Mas não sei como Deus pensa... Se eu pensasse que saberia como Deus pensa, seguramente iria querer ser como Deus... Vaidade das vaidades! Saber como Deus pensa!
Não sabemos nem como Deus constituiu o universo todo, nem quais as intenções mais profundas da criação. Não sabemos por que Ele quer que o nosso mundo tenha bactérias e vírus, peixes, árvores e musgos, e homens. Não sabemos por que Deus deseja a nossa existência. Nem o quanto de duração teria cada vida nossa. Por que, então, saberia que Deus quer que eu esteja vivo amanhã? E se for um grande propósito de Deus que a minha existência se modifique exatamente dentro de dez minutos? Adiantaria simplesmente eu desejar que Deus quereria que eu estivesse vivo amanhã, ou que minha doença seria curada em três dias, ou que meu cachorro não estivesse perdido hoje, ou que a minha comida seria melhor realizada após o seu cozimento daqui a dois dias?
Jesus sempre nos ensinou que devemos pedir, e que deveríamos pedir com insistência, mas, também nos deixou uma grande lição: "Pai, se for da Sua vontade..." Deixou claro a todos nós que Deus nos ama com amor infinito, mas também um amor incompreensível. E que as nossas orações sempre serão ouvidas por Deus Pai; somente que teremos três possibilidades de resposta da parte dEle: "Sim", "Não" e "Ainda não".
Sabemos que podemos nos entregar ao amor de Deus, mas isto não significará que a nossa vida transcorrerá como nós desejamos. O amor de Deus vê além desta vida, deste momento. Vê na eternidade! Deus vê tudo ao mesmo tempo, de "fora" desta vida
 terrena. Ele conhece o ontem, este instante (que já passou) e o futuro. Ele sabe que, nas suas mãos, tudo será de amor verdadeiro, pois que Ele é todo o Amor Verdadeiro personificado.
Eu gostaria de estar aqui amanhã e desejar a todos um bom dia! Mas, a entrega de minha vida nas mãos do Criador fará com que eu continue a responder: "Até amanhã, se Deus quiser!", porque, se Ele não quiser... não estarei aqui amanhã! Simples assim.
Oremos na vida com o Salmo 143,8: "Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; fazeme saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma". Até outubro próximo... se Deus quiser!

Gilson L. Delgado
Coordenador da Pastoral da Família e da Catequese de Adultos da
Paróquia de S. Carlos Borromeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...