quarta-feira, 9 de novembro de 2011

São Luís Maria Grignion de Montfort


Totus Tuus... .Sou todo teu, ó Maria, e tudo quanto tenho é teu.. Este é o lema do Papa João Paulo II, grande devoto da Santíssima Virgem e de São Luís Maria Grignion de Montfort, santo que difundiu na Igreja a escravidão de amor à Sabedoria Eterna e Encarnada, Jesus Cristo, pelas mãos de Maria. Primogênito de uma família de 18 irmãos, São Luís nasceu em Montfort, França, em 31 de janeiro de 1673.
Desde jovem teve muita devoção à Sagrada Eucaristia e à Santíssima Virgem. Herdou de seu pai o temperamento San L M Grignon de Monfort rae 16.jpgcolérico. Foi Ela quem o fez dominar seu próprio mau gênio e o colocou nas sendas da santidade.
Fez-se sacerdote em 1700, sempre com muito desejo de ser missionário.
O lema de sua vida sacerdotal era: ser escravo de Maria.
Por sua fidelidade à doutrina da Igreja e seu ardente zelo em difundir a devoção a Nossa Senhora, foi perseguido pelos jansenistas e galicanos, chegando, inclusive, a ser proibido de confessar e pregar, ou seja, de exercer plenamente seu ministério sacerdotal em numerosas dioceses. Recorreu ao papa Clemente XI, do qual recebeu uma bênção e o título de Missionário Apostólico, para continuar sua obra evangelizadora na própria França.
São Luís pregou 200 missões e retiros, sempre exaltando a devoção a Nossa Senhora como sendo o caminho mais rápido e seguro de ir a Jesus.
Fundou a Companhia de Maria, congregação de sacerdotes missionários; as Filhas da Sabedoria, freiras dedicadas à assistência aos doentes nos hospitais e à instrução de meninas pobres; e os Irmãos de São Gabriel, congregação de irmãos leigos voltados para o ensino.
Suas obras, Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, O segredo de Maria, O segredo admirável do Santo Rosário são universalmente conhecidas e recomendadas pelo grande bem que fazem às almas.
São Luís morreu em Saint Laurent- sur-Sèvre, em 28 de abril de 1716, aos 43 anos de idade.
(Revista Arautos do Evangelho, Abril/2003, n. 16, p. 47)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...