quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O medo do coroinha

S. Pedro, chamado de Alcântara, pelo lugar onde nasceu (1499), entrou na Ordem dos Franciscanos com a idade de 16 anos. Foi um dos santos mais penitentes e favorecidos de Deus em seu tempo. S. Teresa de Ávila, que o conhecia de perto, conta-nos que S. Pedro passara 40 anos sem dormir mais de hora e meia por dia. O Santo não se deitava, mas ficava assentado com a cabeça encostada a um pau da parede. Essa foi à penitência que mais sacrifícios lhe custou. Além disso, usava horríveis cilícios, passava às vezes três dias, e até, oito, sem outro alimento que a Sagrada Comunhão. Em vista de tudo isso, não é de estranhar que se tenha elevado à mais alta contemplação, e Jesus o tenha favorecido com inefáveis carícias, mormente na missa e na sagrada comunhão.

Conta-se que, em certo convento, o coroinha, que ajudava a missa do Santo, era um menino inocente e bonzinho. Um dia, ao regressar a igreja, procurou o menino a sua mãe e disse-lhe:

- Mamãe, eu não quero mais ajudar à missa do Padre Pedro.

- Por que, meu filho, não hás de ajudar o Padre Pedro, que é um padre tão santo?

- Mamãe, ao ajudar-lhe a missa, várias vezes tenho visto um menino lindo, muito lindo, nas mãos dele; e, na hora da comunhão, ele come aquele menino. Mamãe, tenho medo que ele me coma também.

A mãe, que conhecia a santidade do Padre Pedro, compreendeu logo o mistério e disse:

- Não temas, meu filho; é o Menino Jesus que está na Hóstia... Que feliz és tu, que os vês com teus olhos inocentem!

Dali em diante o menino não teve mais medo e ajudava à missa do Santo com muito gosto e devoção.

Livro: Tesouro de Exemplos

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...