domingo, 12 de fevereiro de 2012

"A vitória de Cristo é nossa cura profunda", diz Papa Bento XVI no Angelus

 ' Jesus se fez leproso para que fôssemos purificados', disse Bento XVI
Domingo passado vimos Jesus, que durante sua vida pública curou muitos doentes, revelou que Deus quer o homem para a vida, a vida em plenitude. O Evangelho deste domingo (Mar 1,40-45) nos mostra Jesus em contato com a forma de doença considerada naqueles tempos a mais grave, ao ponto de tornar a pessoa "impura" e exclui-la das relações sociais: falamos da lepra.

Uma legislação especial (Lev 13-14) reservava aos sacerdotes o papel de declarar a pessoa leprosa, isto é, impura; e igualmente cabia ao sacerdote constar a cura e readmitir o doente na vida normal. Enquanto Jesus anda pregando pelos vilarejos da Galileia, um leproso lhe veio ao encontro e lhe dsse: "Se queres, pode purificar-me" - Jesus não se esquiva do contato com aquele homem, ao contrário, levado por uma íntima participação à sua condição, estende a mão e o toca - superando a proibição legal - e lhe diz: "Eu quero, sejas purificado!". Naquele gesto e naquelas palavras de Cristo está toda a história da salvação, está encarnada a vontade de Deus de curar-nos, de purificar-nos do mal que nos desfigura e que arruina as nossas relações. Naquele contato entre a mão de Jesus e o leproso vem abatida toda barreira entre Deus e a impureza humana, entre o sacro e o seu oposto, não certo para negar o mal e sua força negativa, mas para demonstrar que o amor de Deus é mais forte que todo mal, também daquele mais contagioso e horrível.

Jesus tomou sobre si as nossas enfermidades, se fez leproso para que nós fôssemos purificados. Um esplêndido comentário existencial deste Evangelho é a célebre experiência de São Francisco de Assis, que ele reassume no início do seu Testamento: "O Senhor disse a mim, frei Franciso, de começar a fazer penitência assim: "Quando estava nos pecados, me parecia algo muito amargo ver os leprosos; o Senhor mesmo me conduziu entre eles e usou com eles de misericórdia. E afastando-me daqueles, aquilo que me aparecia amargo transformou-se em docilidade de alma e corpo. E depois, saí do mundo (FF, 110).

Naqueles leprosos, que Francisco encontrou quando ainda estava "nos pecados", como ele diz - estava presente Jesus, e quando Francisco se aproximou de
um deles, vencendo a própria repulsão, o abraçou, Jesus o curou da sua lepra, isto é do seu orgulho, e o converteu ao amor de Deus. Eis a vitória de Cristo, que é a nossa cura profunda e nossa ressurreição a uma vida nova!

Queridos amigos, dirijamo-nos em oração à Virgem Maria, que ontem celebramos fazendo memória das suas aparições em Lourdes. À Santa Bernadete, Nossa Senhora entregou uma mensagem sempre atual: o convite à oração e à penitência. Através de sua mãe Jesus nos vem ao encontro, para liberar-nos de toda doença do corpo e da alma. Deixemo-nos tocar e purificar por Ele e usemos miserciórdia para com nossos irmãos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...