terça-feira, 1 de maio de 2012

Um Santo Operário por nós!

Celebramos hoje São José Operário, convido-lhe a recorrermos à ajuda dele em todas as nossas necessidades. Santa Teresa de Jesus nos conta:

"Vendo não me valerem os médicos da terra, resolvi recorrer aos do céu para que me curassem. Ainda que suportasse os sofrimentos com muita alegria, ainda desejava a saúde, imaginando que com ela serviria muito mais a Deus, embora pensasse que se ficar curada servisse para me condenar, seria melhor continuar doente. Um dos nossos enganos é não nos submetermos por inteiro ao que o Senhor faz, pois Ele sabe o que melhor nos convém.

Assim, tomei por advogado o glorioso São José, encomendando-me muito a ele. Vi com clareza que esse pai me salvou, fazendo mais do que eu podia pedir, tanto dessa necessidade como de outras maiores, referentes à honra e à perda da alma. Não me lembro até hoje de ter-lhe suplicado algo que ele não tenha feito. Espantam-me muito os grandes favores que Deus me concedeu e de que me livrou. Se a outros santos o Senhor parece ter concedido a graça de socorrer uma dada necessidade, a esse santo glorioso, a minha experiência mostra que Deus permite socorrer em todas, querendo dar a entender, que São José, por ter-lhe sido submisso na terra, na qualidade de pai adotivo, tem no céu todos os seus pedidos atendidos. O mesmo experimentaram outras pessoas a quem aconselhei que se encomendassem a ele. Hoje, muitas que lhe são devotas e constatam essa verdade.

Não conheço nenhuma pessoa que realmente lhe seja devota e a ele se dedique particularmente que não progrida na virtude, porque ele ajuda muito as almas que a ele se encomendam. Há alguns anos, em seu dia, sempre lhe peço alguma coisa, nunca deixando de ser atendida. Se a petição não é para o meu bem maior, ele a transforma, visando sempre o que for melhor para mim segundo a vontade de Deus.

Só peço pelo amor de Deus, que quem não crê em mim o experimente, constatando o grande bem que é encomendar-se a este glorioso patriarca e ter-lhe devoção. As pessoas de oração, em especial, deveriam ser-lhe afeiçoadas. Não sei como se pode pensar na Rainha dos Anjos no tempo em que tanta angústia passou com o menino Jesus, sem se dar graças a São José pela ajuda que lhes prestou.

Quem não encontrar mestre que ensine a rezar, tome como seu orientador esse glorioso santo e não errará no seu caminho" .

Para nós, é um grande desafio buscar primeiramente o auxílio do céu em nossas necessidades, porque estamos acostumados a buscar os recursos humanos, já que aparentemente isso é mais fácil. Mas, como Santa Teresa, recorramos com total confiança à intercessão de São José, principalmente, pelos pais e mães de família que estão desempregados e por aqueles que passam por todo tipo de dificuldade na família.

Glorioso São José, modelo de todos que se dedicam ao trabalho, obtende-nos a graça de trabalharmos com honestidade e alegria, julgando uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; de trabalharmos com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuarmos perante o cansaço e as dificuldades. Que tudo seja para a maior glória de Deus.

São José, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...