segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Chiara: felicidade em meio ao sofrimento

Hoje 29 de outubro celebramos a memória litúrgica da Beata Chiara Luce Badano, intercessora da Jornada Mundial da Juventude em 2013!

“Os santos não se limitam a listas, e nós certamente cruzamos com eles todos os dias.” (Abbé Pierre)

Não tenho dúvidas ao afirmar que Chiara “Luce” Badano foi uma dentre esses santos que estão conosco no dia a dia! Não conheço, e duvido que existam, relatos de santos que fossem tristes, ou mal humorados. Todo santo é por excelência uma pessoa alegre, feliz! E a felicidade é um sentimento que nos perpassa por completo, é um estado de espírito. Se corrermos ao dicionário temos que a felicidade é descrita como uma virtude, uma bem-aventurança! Santos são pessoas que buscam viver de forma virtuosa, pessoas que buscam viver as bem-aventuranças, descritas por Jesus no Sermão da Montanha (Mat. 5).
Na vida de Chiara, essa felicidade era percebida em tudo; em um sorriso, que mesmo depois de sua morte foi capaz de transformar a muitos, mas também em uma incapacidade de “ficar parada”. Como o jornalista Michele Zanzucchi descreve em uma pequena biografia sobre a vida da Beata Chiara: “Não sabia ficar parada… Mas o que a atraía especialmente era o esporte. Nunca perdeu uma boa ocasião. Além de longas caminhadas na montanha com o pai, gostava de jogar tênis e nadar… Ela era esportiva por excelência. Mas era na água que ela realmente se realizava”.

A felicidade de Chiara era impossível de ser contida, ela tinha que ser exalada. E por isso permanecer parada era uma tarefa tão árdua para ela, tendo que estar em constante movimento, fosse caminhando nas montanhas, ou jogando tênis ou então no mar, que era a sua grande paixão.

Muito mais do que mergulhar em um mar, Chiara mergulhou na vontade de Deus e a assumiu como a sua própria vontade. Ela foi uma jovem que absorveu desde cedo a essência do cristianismo, amou a Deus acima de tudo; se relacionou com Jesus de forma próxima e íntima; teve Maria como seu exemplo; amou ao próximo; e assumiu a responsabilidade de
anunciar o evangelho! E foi muito além das palavras, ela transmitia o evangelho com a própria vida, com seu próprio exemplo.

Em várias de suas cartas, aos amigos ou a Chiara Lubich, ela dizia “Se é isso que queres, Jesus, eu também quero”, alegava também que muitas vezes não conseguia permanecer firme, mas que “sempre era tempo de começar de novo”.

Um dia, durante uma partida de tênis, sentiu os primeiros sintomas de sua doença: um câncer incurável e doloroso. Mas em nenhum momento durante o tratamento deixou de ser uma pessoa feliz, sempre estava sorrindo. Seu pai conta que, uma vez olhando pelo buraco da fechadura, enquanto Chiara estava sozinha no quarto do hospital, ele percebeu que ela sorria
constantemente. Estava sempre a cuidar dos outros internos do hospital, alegando que para descansar teria muito tempo. Nem mesmo a doença foi capaz de pará-la.

Quando a doença já estava em um estado avançado ela disse: “Os jovens são o futuro. Eu não posso mais correr. Porém, gostaria de passar a tocha, como nas olimpíadas. Os jovens têm uma vida só, e vale a pena empregá-la bem!” Chiara já não era capaz de caminhar, nem ao menos de ficar em pé, mas isso não a impediu de correr para a vontade de Deus, e soube empregar a vida da melhor maneira que existe. Resta-nos uma questão em tudo isso: E eu? Eu tenho vivido bem? Tenho feito a vontade de Deus? Nós jovens será que temos “honrado” a tocha que a Beata Chiara Luce nos passou?
 
 Beata Chiara luce, ajudai-nos a vencer os desafios próprios da juventude para que minha vida seja entregue sem reservas a Jesus Cristo. Amém!

Vamos pedir a intercessão de nossa querida Chiara Luce, para que ela interceda por todos os jovens para que assim como ela, nós aspiremos pela santidade.
 
Beata Chiara Luce, rogai por nós!

Fonte: CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...