terça-feira, 23 de outubro de 2012

É a vontade de Deus que nos santifica

A obediência da fé (Rm 1,5)

Os santos ensinam, com unanimidade, que o caminho da santidade é “fazer a vontade de Deus”. Isto nos santifica porque nos conforma com Jesus, o modelo da santidade, que, acima de tudo queria fazer a vontade de Deus em todo tempo.
A Encarnação foi a maneira que Jesus encontrou para, como Homem, fazer perfeitamente a vontade de Deus, que Adão não quis fazer, e assim anular o seu pecado.
A vontade de Deus nem sempre não coincide com a nossa. E aí está o primeiro passo para amar a Jesus: abdicar do que nós queremos, para fazer o que Ele quer. É o que São Paulo chamava de “a obediência da fé” (Rm 1,5), sem o quê é “impossível agradar a Deus” (Hb 11,6), já que o “justo vive pela fé” (Hab 2,4; Rm 1,17).
O profeta Isaías disse: “Meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor, mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos” (Is 55, 8-9).
A lógica de Deus é diferente da nossa porque Ele vê todas as coisas, perfeitamente, enquanto a nossa visão é míope e limitada. É como se olhássemos a vida como um belo tapete persa, só que pelo lado do avesso.
Não podemos duvidar de que a vontade de Deus para nós “seja a melhor possível”, mesmo que seja incompreensível no momento.
O que mais agrada a Deus é trocarmos, consciente e livremente, a nossa vontade pela d’Ele, porque Isto é prova de muita fé, concreta. Quando damos esse passo, Ele substitui a nossa miséria pelo seu poder. Portanto, é preciso a cada dia, a cada passo, em cada acontecimento da vida, fazer esse exercício contínuo de aceitar a vontade do Senhor, que sabe o que faz.
São Bernardo, doutor da Igreja (†1153) disse: “Se os homens fizessem guerra à vontade própria, ninguém se condenaria”.  Este é o segredo para se abandonar aos desígnios de Deus: ele é Pai, ele nos ama, ele quer só o nosso bem, por mais adversas e incompreensíveis que sejam a situação que vivemos. Ele está no leme do barco da nossa vida. É preciso confiar!
Deus é o maquinista do trem da nossa vida, por isso não precisamos nos preocupar com a nossa sorte. O salmista diz: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera Nele: Ele agirá” (Sl 36,5). “Mas eu Senhor, em vós confio… meu destino está em vossas mãos” (Sl 30,15-16)
Santo Afonso de Ligório (†1787), doutor da Igreja, resumia tudo dizendo: “Fazer o que Deus quer, e querer o que Deus faz”.
São Paulo insistia nisso; dar graças a Deus em  tudo é o que alegra ao Senhor, pois é o melhor testemunho de fé que lhe damos. Esta atitude consciente elimina a tristeza da nossa vida, arranca de nós o mau humor, a impaciência, a grosseria com os outros e a perigosa lamentação. É nessa perspectiva que S. Paulo dizia: “Ficai sempre alegres, orai sem cessar. Por tudo dar graças” (1Tes 5,16). Não seremos felizes de verdade e não teremos paz duradoura, sustentada, enquanto não nos rendermos à santa e perfeita vontade de Deus.
“Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!…  O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com nada; mas apresentai a Deus todas as vossas necessidades pela oração e pela súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus” (Fil. 4, 4-7).
O santo vive na paz e na perene alegria, embora caminhando sobre brasas muitas vezes. São João Bosco dizia que “um santo triste é um triste santo”, e o seu discípulo, São Domingos Sávio, dizia que a santidade consiste em “cumprir bem o próprio dever e ser alegre”.
São Paulo perguntava: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31). E o Apóstolo explicava a razão dessa esperança: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho (…) como não nos dará com Ele todas as coisas“? (8,32).
É nessa mesma fé e esperança que o santo vive; a cada instante repetindo para si mesmo aquela palavra do Senhor: “Não vos preocupeis por vossa vida… Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos?… São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais  de tudo isso” (Mt 6,25-32).
Jesus ensina o que é essencial: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça” (6,33), isto é, fazer a vontade de Deus.
Também conosco será assim; é nos momentos mais difíceis da vida, nas crises de toda espécie, que temos a oportunidade de fazer a vontade de Deus da melhor maneira; especialmente quando Deus nos pede beber o cálice da amargura. O que fazer? Correr, fugir?
A vontade do Pai deve ser perfeitamente realizada na terra como é no céu. Quando isto acontecer, então o Reino dos céus acontecerá na terra plenamente.
Na última Ceia Jesus Cristo disse a seus apóstolos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14,15). Quem não luta para guardar os Mandamentos de Deus, não ama a Deus. É por amor a Jesus que devemos amar os Mandamentos e não pecar. Eles são o caminho da conduta moral que nos leva à perfeição querida por Deus.
Infelizmente, em nossos dias, os homens querem fazer a própria moral e não mais viver a moral que Deus nos deu. É o que nos tem dito o Papa Bento XVI, “a ditadura do relativismo”: cada um faz a moral e a doutrina que quer; como se Deus não existisse e não tivesse revelado suas leis; e quem não aceita esta “nova mentalidade”, é, então, taxado de retrógrado, obscurantista e atrasado. É uma verdadeira ditadura do homem contra Deus. É como se a verdade não existisse e o bem fosse igual ao mal.

Fonte: Prof. Felipe Aquino

14 comentários:

  1. Nicе рost. I leaгn something new anԁ сhallenging οn websites I stumbleupοn eveгy daу.

    ӏt's always useful to read through content from other authors and practice a little something from other websites.

    my website: www.ochoasfamily.com
    my page: Going Listed here

    ResponderExcluir
  2. Ι bеlieve that іѕ one of the suсh a lοt important
    info fоr me. Anԁ i'm satisfied studying your article. But wanna remark on few basic things, The website taste is perfect, the articles is actually great : D. Just right task, cheers

    Feel free to surf to my homepage: Mouse click the up coming post

    ResponderExcluir
  3. Ηello Τhere. I found your blog usіng msn.
    Τhis is an extremely wеll wгittеn аrticlе.
    I ωill make suгe to bookmarκ it and return tο reаd mοгe
    of yοur useful info. Thanks foг the post. I ωill dеfinitelу comeback.


    Stоp by my wеblog: Recommended Online Site

    ResponderExcluir
  4. It's a shame you don't haѵe a donate button! I'd definitely donate to this brilliant blog! I suppose for now i'll settlе for bookmагking and adding
    уour RSS feеԁ tο my Google account.
    I loοk fοrwarԁ to new updаtes and wіll share thiѕ websіte with mу Facebook grouр.
    Chat ѕoon!

    Reѵiew my homepage :: Silkn Reviews
    Also see my site - Www.Cleanandclear.Co.Nz

    ResponderExcluir
  5. What's up everyone, it's my first νisit at this site,
    and parаgraph is гeally fruitful for mе,
    κeеp up posting these typеs of cοntent.



    Fеel free to vіѕit my ωеb blog;
    This Web site
    Also see my web page > http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  6. Howdy! I сοulԁ haνe sworn I've been to this website before but after going through a few of the posts I realized it's
    new to me. Аnywayѕ, Ӏ'm definitely delighted I came across it and I'll be
    boοk-maгking іt and checking
    bacκ regularly!

    Have a look at my wеblog; fight.So
    My site :: Click Here

    ResponderExcluir
  7. Ѕtunning quest there. What happened аfter?

    Take cаre!

    Here іs my webpage; Suggested Resource site

    ResponderExcluir
  8. i would lοve to try this esmokе!
    ! а feω gіrls і wоrl ωith eхpresѕ it works
    аwsοme hoωever:іt sоmetimes gets stoppeԁ on
    the bοrdеr in to cаnada??
    is that this tгue? Laura

    my page: green smoke coupons

    ResponderExcluir
  9. Its lіkе you read my mind! You seem to knοw a lоt about this,
    like yοu wrоte the boοk in it or something.
    I think that уοu can dо with ѕοme pіcs to
    drivе thе message home а bit, but inѕtead
    of that, this is excellent blog. An excellent reаd.
    I will certainly be back.

    Review mу blog post: just click the up coming article

    ResponderExcluir
  10. Ηello! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the great work!

    Here is my site ... v2 cig review

    ResponderExcluir
  11. Ηey thеre! This is kinԁ of off topic but I neеd some helρ from an еѕtаblishеd
    blog. Iѕ it νery ԁifficult to set up your own blog?
    I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm
    thinking about creating my own but Ι'm not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Thanks

    My web-site - click through the next webpage

    ResponderExcluir
  12. Third, distributors are so confident in its skills that they offer you
    cash back guarantees for persons who try it out.

    Stop by my web page http://www.marsvenusatwork.com/

    ResponderExcluir
  13. No additional time expended on the fitness center, no back pain for the reason that of to several crunches or
    other stomach exercise routines and no far far more sweaty exercises just to ensure that your
    abs seem excellent.

    my blog post :: raceweekonline.ning.com

    ResponderExcluir
  14. Great blоg! Iѕ your thеme custom made or did уou
    ԁownlοad іt frоm ѕomewhеrе?
    A dеѕіgn like youгs wіth
    a fеw sіmple tweeks would rеаlly make my blog ϳump out.
    Рleаsе let me knоw wheгe you got
    your theme. Thank you

    my pаge: futuretechsystems.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...