terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ratzinger continuará Sua Santidade Bento XVI

Usará batina branca, simples e não mais os sapatos vermelhos

Roma,  
 
Ratzinger continuará a ser chamado de Sua Santidade Bento XVI. E pela primeira vez na história haverá um Papa Emérito ou Romano Pontífice Emérito. Informou o porta voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, nesta manhã de quarta-feira, 26 de fevereiro, durante coletiva de imprensa.

Bento XVI usará batina branca, simples e sem o mantelete que cobre os ombros. Os sapatos não serão mais os vermelhos. “O Papa ficou muito satisfeito com os sapatos que lhe presentearam no México, em Leon”, disse Pe. Lombardi.
O anel do pescador bem como o selo de chumbo do pontificado deverá ser inutilizado pelo Camerlengo conforme prevê a Constituição Universi Domici Gregis.
Padre Lombardi explicou que ao iniciar o período de Sé Vacante, o decano dos cardeais, D. Angelo Sodano, vai enviar aos cardeais uma carta de convocação para as Congregações gerais. Os trabalhos poderão começar na segunda-feira 04 de março. Durante as Congregações será determinada a data de início do Conclave.
Os cardeais que estarão em Roma durante o período das Congregações podem se hospedar onde preferirem. Ao se aproximar o Conclave eles irão para a Domus Santa Marta, no Vaticano. O número e a localização dos quartos dos cardeais serão sorteados durante as Congregações gerais. 


Quinta-feira, último dia de Pontificado, após as honras de um piquete da Guarda Suíça e algumas saudações, Bento XVI parte para Castel Gandolfo

O Papa transcorrerá o dia de hoje em oração e preparação para a sua transferência a Castel Gandolfo. Informou o porta voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. 


Para a Audiência Geral de quarta-feira, foram distribuídos 50 mil bilhetes. Esta ocorrerá da forma habitual, exceto o “beija-mão”, que será feito na Sala Clementina, para algumas autoridades presentes em Roma, como o Presidente da Eslováquia e o Presidente da região alemã da Baviera. 
Dia 28 de fevereiro, último dia do Pontificado, às 11h, Bento XVI se despede dos Cardeais. Às 16h55 (hora local), no pátio de São Dâmaso, recebe as honras de um piquete da Guarda Suíça. Depois, saúda o Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone e outros membros do Dicastério.  No heliporto Bento XVI recebe a saudação do Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio de Cardeais.
Na chegada do helicóptero em Castel Gandolfo, às 17:15, será acolhido pelo cardeal Giuseppe Bertello, Presidente, e dom Giuseppe Sciacca, Secretário, do governo do Estado da Cidade do Vaticano, pelo Bispo da diocese de Albano , dom Marcello Semeraro e pelas autoridades civis da cidade.
Da varanda do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, Bento XVI irá saudar aqueles que estiverem ali para cumprimentá-lo.
Às 20:00 começa a Sede Vacante. A Guarda Suíça que presta serviço em Castel Gandolfo, cessará o serviço, porque é um órgão dedicado ao cuidado do Romano Pontífice. A segurança do Papa Emérito estará a cargo da Gendarmaria do Vaticano.
O momento em que o Papa deixará o Vaticano, em helicóptero, rumo à residência de Castel Gandofo, poderá ser acompanhado no site da RV: www.radiovaticano.va, através do link “Vatican Player”.



Fonte: (Zenit.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...