sexta-feira, 4 de maio de 2012

São Peregrino, o protetor contra o mal do câncer

No ano de 1283, em Forli, Itália, enquento o frade servita Filipi pregava, um bando de arruaceiros, entre os quais um jovem de nome Peregrino, avançaram e bateram no nobre frade expulsando-o de Forli.
Peregrinho, no entanto, arrependeu-se do ato e foi ao encontro de Filipi para pedir-lhe perdão, sendo por este perdoado.A partir deste ato, Peregrino decidiu abandonar as riquezas materiais e dedicar-se à vida religiosa. Aos trinta anos, era para todos um exemplo de vida santa. Domava de maneira extraordinária o corpo com vigílias, jejus e cilícios. Por muitos anos nunca foi visto sentando-se. Comia sempre de pé e rezava ajoelhado. Passava a noite rezando hinos e salmos. Meditava sem cessar a Lei de Deus. Empenhava-se com todas as forças para imitar os exemplos de Cristo. Todos os dias fazia o exame de consciência de suas ações, chorava as ofensas e os erros que acreditava ter cometido em contava-os ao confenssor com lágrimas nos olhos.
Deus pôs a prova, mandou a Peregrino uma doença muito grave. Um inchaço numa perna provocou-lhe a erupção de uma chaga infecciosa.
Todos os que visitarvam por dever não conseguiam conter as lágrimas. À chaga e ao inchaço da perna juntou-se a terrível doença conhecida hoje pelo nome de câncer, que exalava um mau-cheiro insuportável para os que assistiam e para ele próprio. Por isso passou aviver isolado dos confrades. Era visto pelo povo como um novo Jó, tão graves eram suas dores e sua debilidade física. No entanto, apesar de encontrar-se nessa situuação, não se queixava da sorte, mas surpotava a enfermidade e o sofrimento com ânimo forte, confiante na palavra do Apóstolo que diz "Quando sou fraco, então é que sou forte".
Era necessário amputar-lhe a perna para que o mal não se alastrasse pelo resto do corpo. Conta-se que Peregrino, na noite ajoelhou-se junto a imagem de Jesus Cristo crucificado e passou a suplicar-se que lhe curasse sua perna e, enquanto rezava, adoemeceu. Então, durante o sono, ele viu Jesus descer da cruz e tocar sua perna em chagas curando-a.
no ano de 1726 a Santa Sé aprovou três milagres operados pela intercessão de São Peregrino: a cura de um menino paralítico; a cura de uma religiosa e de um sacerdote, ambos vítimas de cãncer.. No mesmo ano, o Papa Bento XIII elevou Peregrino à glória dos altares, declarando-o santo. Seu corpo, até hoje incorrupto, é venerado na basílica dos Servos de Maria, de Flori.
São Peregrino é considerado o protetor contra o mal do câncer.

Oração a São Peregrino

Glorioso Santo que, obedecendo a voz da graça, renunciates generosamente às vaidades do mundo para dedicar-vos ao serviço de Deus, de Maria Santíssima e da salvação das almas, fazei que nós também, desprezando os falsos prazeres da terra, imitemos o vosso espírito de penitência e mortificação.
São Peregrino, afastai de nós a terrível enfermidade, preservai-nos a todos nós deste mal, com vossa valiosa proteção. São Peregrino, livra-nos do câncer do corpo e ajudai-nos a vencer o pecado, que é o câncer da alma. São Peregrino, socorrei-nos, pelos méritos de Jesus Cristo Senhor Nosso. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...