segunda-feira, 1 de julho de 2013

O preço de nossa salvação

O mês de julho é dedicado ao preciosíssimo Sangue de  Nosso Senhor Jesus Cristo. Um dos motivos desta devoção neste mês é porque no calendário da Forma Extraordinária do Rito Romano, celebramos hoje, dia 01 de julho, a Festa do Preciosíssimo Sangue de Cristo.
É símbolo, pois dar o sangue significa dar a vida, e foi o que Jesus fez por nós.
O Sangue de Jesus é ao mesmo tempo o símbolo, o instrumento, e principalmente o preço de nossa salvação. Extraordinária do Rito Romano, celebramos hoje, dia 01 de julho, a Festa do Preciosíssimo Sangue de Cristo.
É instrumento, pois foi através da efusão de seu sangue que Ele consumou nossa redenção, como já está dito na Carta aos Hebreus (9, 22): “Sem a efusão do sangue, não se faz a Redenção.”
Mais ainda o Sangue de Jesus foi e é o preço de nossa Salvação. No plano cheio de misericórdia de Deus Pai, o Filho de Deus iria se fazer homem e derramar por nós seu Sangue, saldando assim a dívida da humanidade cativa pelo pecado.
O Sangue de Jesus é “mais eloquente que o de Abel” (Hb 12,24).
O Sangue de Abel clamava por vingança, por justiça (Gn  4, 10), clamava pela morte do irmão fratricida. Mas o Sangue de Cristo,clama por misericórdia, em favor até de seus perseguidores e ele é “atendido por causa de sua reverência” (Hb 5, 7)
A virtude deste Sangue redentor foi figurado e excede infinitamente o sangue do Cordeiro Pascal, da Antiga Aliança. Seu sangue nos umbrais das portas, salvava da morte corporal (Ex 12, 22, 23). O Sangue do novo Cordeiro nos salva da morte eterna, e nos alcança uma redenção eterna. (Hb 9, 12)
A eficácia do Sangue da Vítima Divina supera todas as vítimas que antes eram oferecidas. O sangue dos cabritos e touros, a cinza da novilha, etc. só podia realizar uma purificação carnal, ritual. O Sangue de Cristo purifica nossa consciência das obras de morte nos torna capazes de servimos ao Deus vivo. (Col 1, 14; Hb  9, 12-14)
Bendigamos, pois, a Deus neste dia e neste mês pelo grande amor que nos mostrou, dando-nos seu próprio Filho para nos salvar. Adoremos nosso Redentor que nos amou até o fim, até o extremo de sua vida, até a última gota de seu Sangue que jorrou de seu lado aberto na cruz. (Jo  19, 34)
E sigamos a exortação de São Pedro: “Não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver (…) mas com o precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo. (1 Pd 1, 18, 19)
Por Pe. Gaspar S. c. Pelegrini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...