sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Se alguém quiser vir após mim, abnegue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me".

Meditações vocacionais

Gostaria de apresentar algumas reflexões sobre as condições que Nosso Senhor põe para aqueles que desejam seguí-lo.

"Se alguém quiser..."

À primeira vista, parece muito estranho, que Nosso Senhor nos chame, nos convide, e ponha condições para que possamos seguir seu chamado, seu convite.

Mas não é estranho que Jesus faça assim, pois ele convida para uma missão muito importante. Uma missão muito santa, muito difícil. Uma missão de conseqüências muito sérias, pois ela põe em jogo a salvação de muitas almas. E Jesus não quer que ninguém assuma esta missão forçado. Não quer que ninguém abrace este tipo de vida sem um grande desejo de santidade, desejo que se procurará com seriedade realizar. Jesus não quer colocar em risco a salvação de muitas almas. Por isso, ele, ao convidar, ao chamar aos que ele mais ama, ele lembra as condições indispensáveis para poder seguí-lo.


E a primeira condição que ele põe é querer: “Se alguém quiser vir após mim...”

A vocação parte de Nosso Senhor. É ele quem dá o primeiro passo. É ele que nos escolhe. Mas ele não quer ninguém seguindo-o à força. Ele quer corações livres.

Eis, portanto, a primeira condição para seguir a Jesus: um grande desejo, uma vontade firme, generosa, inabalável de em tudo fazer a sua vontade.

Não basta simplesmente não ter nada contra o seguimento de Jesus: é preciso querer seguí-lo. “Se alguém quiser...”

Não basta não querer viver segundo o mundo, é preciso querer positivamente seguir a Jesus. “Se alguém quiser...”

Não basta nem mesmo não colocar resistência à graça, é preciso querer: “Se alguém quiser...”

Foi este querer seguir a Jesus que levou, por exemplo, os apóstolos a deixarem tudo, seus casas, seus trabalhos, seus redes, tudo. A pessoa de Jesus os fascinou, conquistou seus corações. E este atrativo sobrenatural por Jesus foi o que lhes deu este desejo ardente, este querer abrasado de seguir a Jesus. È bom lembrar também que é o próprio Jesus que faz brotar em nossa alma este querer decisivo. Tudo vem dele!

Devemos, pios, pedir com muita humildade a Deus que nos conceda esta força de vontade, este desejo generoso de seguí-lo.

E podemos estar certos de que ele vai nos atender, pois não deixa de ouvir orção que feita com humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...