O
andamento das inscrições, detalhes da programação fixa e o planejamento
da mobilidade dos peregrinos durante a JMJ Rio2013 são algumas das
informações apresentadas aos bispos do Brasil na 51ª Assembleia Geral
que acontece desde o dia 10 de abril, em Aparecida/SP. A apresentação
foi feita na manhã desta quarta-feira, dia 17, pelo arcebispo do Rio de
Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local, Dom Orani João
Tempesta, e pelo secretario-executivo do COL, monsenhor Joel Portella
Amado.
Dom Orani iniciou o momento fazendo uma
apresentação geral da Jornada. O arcebispo falou da alegria da
Arquidiocese do Rio de Janeiro em assumir a realização da JMJ e de como
tem percebido a boa vontade dos bispos em promover e abraçar a JMJ em
suas dioceses e realidades. Em seguida, apresentou rapidamente as
principais notícias e trabalhos em andamento na organização do evento,
entre eles o cotidiano do peregrino durante a JMJ, a transmissão
televisiva e radiofônica, a preparação dos locais dos Atos Centrais,
como o Campus Fidei. Também falou do centro de operações que começou a
funcionar e o aplicativo para smartphone que começou a ser desenvolvido,
a preocupação pela segurança e comodidade dos participantes e o
protagonismo da juventude na preparação da Jornada.
“Nosso trabalho tem sido grande. Ás vezes
saem notícias que nem sempre correspondem a verdade [...] Mas tem sido
uma alegria para todos nós, para os bispos que nos assessoram de perto
em toda a parte administrativa e pastoral, nos dá uma alegria muito
grande contribuir para a Igreja do mundo e para o futuro da humanidade
através da Jornada Mundial da Juventude”, afirmou Dom Orani.
O secretario-executivo do COL apresentou a
parte mais detalhada da JMJ Rio2013 ao oferecer informações mais
aprofundadas em assuntos que foram notadas como as maiores dúvidas.
Foram destacados seis pontos: programação, organização, chegada e
partida do Rio, acomodações, deslocamentos e paramentos.
A Jornada Mundial da Juventude também foi
um dos temas da entrevista coletiva do dia, promovida pela CNBB
diariamente durante a edição da Assembleia Geral. Na ocasião, Dom Orani
respondeu perguntas dos jornalistas presentes para a cobertura.
Programação da Jornada
Para esclarecer algumas dúvidas sobre as
atividades da JMJ, monsenhor Joel apresentou as cinco grandes linhas de
programação. Os Atos Centrais (Missa de abertura, acolhida do Papa,
Via-Sacra, Vigília e Missa de envio). Nas Catequeses os peregrinos
devidamente inscritos poderão participar de momentos de formação com
bispos do mundo todo, entre os dias 24 e 26 de julho, das 9h às 13h,
separados por grupos linguísticos distribuídos em cerca de 300 locais
por toda a cidade. Também há os Atos Culturais, que são reunidos na
agenda do Festival da Juventude.
A maior parte das dúvidas e especulações
está em outros pontos da agenda. Os Atos Especiais, que podem ser com ou
sem o papa, englobam visitas do Santo Padre a grupos previamente
selecionados e/ou eventos especiais para os bispos, por exemplo. Já os
Atos Protocolados, remetem a programação do Papa como chefe de Estado e,
por enquanto, já estão fechados três: a chegada e a saída do Sumo
Pontífice e o encontro com a presidente do Brasil. Segundo Monsenhor
Joel, o Comitê deve receber a visita do responsável pelas viagens do
Santo Padre, Alberto Gasbarri, no final de abril, e no início de maio já
deve surgir mais detalhes sobre essas agendas.
Zonas de referências para diminuir mobilidade de peregrinos
Outra preocupação dos bispos é a mobilidade
durante a Jornada e como serão distribuídas as atividades pela cidade. O
secretario explicou a organização da Jornada por sede e subsedes e que a
região metropolitana será dividida em zonas de referências, organizadas
por línguas. Cada zona terá um raio de circulação médio de 7km e
contará com um ponto de referência, o local da catequese, hospedagem
(familiar e alojamentos) e distribuição de café da manhã para os
peregrinos.
Com a imagem do mapa geográfico da cidade,
Monsenhor Joel apresentou o fluxo de mobilidade no Rio e como, a partir
dai, serão planejados os locais das zonas de referência. “Se o Rio de
Janeiro tem belezas, com montanhas e praias, isso é uma preocupação para
os técnicos. E o conceito de zonas de referência é um conceito que
vence isso”, afirmou. No mapa, mostrou onde acontecerão os Atos Centrais
e a preocupação da organização para que os grandes deslocamentos de
peregrinos sejam somente em direção de Copacabana e Guaratiba.
Transporte fretado será organizado em bolsões
A chegada e a saída ao Rio são divididos
pelos dois aeroportos e a rodoviária. Nesses pontos, haverá um polo de
acolhimento para informações e o direcionamento dos peregrinos até as
zonas de referência.
Os veículos fretados não entrarão na cidade
e tem uma dinâmica diferenciada, estacionados em bolsões em pontos da
cidade. Segundo Pe. Joel, a organização desse transporte será feito em
duas etapas. Primeiro eles farão uma checagem em uma cidade no caminho
ao Rio de Janeiro, onde ganharão adesivos ou outro tipo de sinalização
de circulação, e depois terão acesso aos bolsões de estacionamento na
entrada do Rio. Por enquanto, foram planejados três bolsões de checagem:
um em Aparecida/SP, para os veículos que vem do Mato Grosso do Sul e
dos três Estados da região sul; outro em Casemiro de Abreu/RJ, para os
peregrinos que chegam do sul da Bahia e do Espírito Santo; e em
Petrópolis/RJ, de Minas Gerais e das regiões do Norte e Nordeste do
Brasil.
Os bolsões de estacionamento serão
localizados nas seguintes regiões cariocas: Deodoro, Penha, Quinta da
Boa Vista e em Santa Cruz. Desses locais, os peregrinos irão se
locomover através do transporte público municipal. Os veículos próprios
terão circulação restrita. Todo o planejamento de transporte ainda está
sendo definido em unidade entre o COL e os poderes públicos
responsáveis, o que pode gerar mudanças ao longo da preparação para o
evento.
Números de inscrição
Ao final, Monsenhor Joel falou sobre a não
obrigatoriedade da inscrição, mas a importância dela para a partilha de
custos da Jornada. Assinalou ainda as vantagens de participar como
peregrino, ou no caso dos bispos, credenciado, como seguro, acesso aos
transportes, alimentação e kit.
Também foram apresentados números atuais
sobre as inscrições. Até a noite de sexta-feira, dia 12, 196.901
peregrinos já tinham iniciado o procedimento de inscrição, sendo que
destes, 125.749 já completaram o processo. São 10.204 grupos de 165
países, de todos os continentes. Os brasileiros, claro, são maioria, com
73.804 peregrinos, 58% dos inscritos até o momento. A maioria é
composta por mulheres, com 67% dos peregrinos. Outro número
representativo são os quase 500 deficientes que já garantiam sua
participação na Jornada e contarão com várias medidas de acessibilidade
na JMJ Rio2013.
Fonte: JMJ RIO 2013
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