Dia Mundial do Meio Ambiente
CATEQUESE
Praça São Pedro
Quarta-feira, 5 de junho de 2013
Boletim da Santa Sé
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje gostaria de concentrar-me sobre a
questão do ambiente, como já tive oportunidade de fazer em diversas
ocasiões. Também sugerido pelo Dia Mundial do Ambiente, promovido pelas
Nações Unidas, que lança um forte apelo à necessidade de eliminar os
desperdícios e a destruição de alimentos.
Quando falamos de ambiente, da criação, o
meu pensamento vai às primeiras páginas da Bíblia, ao Livro de Gênesis,
onde se afirma que Deus colocou o homem e a mulher na terra para que a
cultivassem e a protegessem (cfr 2, 15). E me surgem as questões: O que
quer dizer cultivar e cuidar da terra? Nós estamos realmente cultivando e
cuidando da criação? Ou será que estamos explorando-a e
negligenciando-a? O verbo “cultivar” me traz à mente o cuidado que o
agricultor tem com a sua terra para que dê fruto e esse seja partilhado:
quanta atenção, paixão e dedicação! Cultivar e cuidar da criação é uma
indicação de Deus dada não somente no início da história, mas a cada um
de nós; é parte do seu projeto; quer dizer fazer o mundo crescer com
responsabilidade, transformá-lo para que seja um jardim, um lugar
habitável para todos. Bento XVI recordou tantas vezes que esta tarefa
confiada a nós por Deus Criador requer captar o ritmo e a lógica da
criação. Nós, em vez disso, somos muitas vezes guiados pela soberba do
dominar, do possuir, do manipular, do explorar; não a “protegemos”, não a
respeitamos, não a consideramos como um dom gratuito com o qual ter
cuidado. Estamos perdendo a atitude de admiração, de contemplação, de
escuta da criação; e assim não conseguimos mais ler aquilo que Bento XVI
chama de “o ritmo da história de amor de Deus com o homem”. Porque isto
acontece? Porque pensamos e vivemos de modo horizontal, estamos nos
afastando de Deus, não lemos os seus sinais.
Mas o “cultivar e cuidar” não compreende
somente a relação entre nós e o ambiente, entre o homem e a criação,
diz respeito também às relações humanas. Os Papas falaram de ecologia
humana, estritamente ligada à ecologia ambiental. Nós estamos vivendo um
momento de crises; vemos isso no ambiente, mas, sobretudo, no homem. A
pessoa humana está em perigo: isto é certo, a pessoa humana hoje está em
perigo, eis a urgência da ecologia humana! E o perigo é grave porque a
causa do problema não é superficial, mas profunda: não é somente uma
questão de economia, mas de ética e de antropologia. A Igreja destacou
isso muitas vezes; e muitos dizem: sim, é certo, é verdade… mas o
sistema continua como antes, porque aquilo que domina são as dinâmicas
de uma economia e de uma finança carentes de ética. Aquilo que comanda
hoje não é o homem, é o dinheiro, o dinheiro, o dinheiro comanda. E Deus
nosso Pai deu a tarefa de cuidar da terra não ao dinheiro, mas a nós:
aos homens e mulheres, nós temos esta tarefa! Em vez disso, homens e
mulheres sacrificam-se aos ídolos do lucro e do consumo: é a “cultura do
descartável”. Se um computador quebra é uma tragédia, mas a pobreza, as
necessidades, os dramas de tantas pessoas acabam por entrar na
normalidade. Se em uma noite de inverno, aqui próximo na rua Ottaviano,
por exemplo, morre uma pessoa, isto não é notícia. Se em tantas partes
do mundo há crianças que não têm o que comer, isto não é notícia, parece
normal. Não pode ser assim! No entanto essas coisas entram na
normalidade: que algumas pessoas sem teto morram de frio pelas ruas não é
notícia. Ao contrário, a queda de dez pontos na bolsa de valores de uma
cidade constitui uma tragédia. Um que morre não é uma notícia, mas se
caem dez pontos na bolsa é uma tragédia! Assim as pessoas são
descartadas, como se fossem resíduos.
Esta “cultura do descartável” tende a se
transformar mentalidade comum, que contagia todos. A vida humana, a
pessoa não são mais consideradas como valor primário a respeitar e
cuidar, especialmente se é pobre ou deficiente, se não serve ainda –
como o nascituro – ou não serve mais – como o idoso. Esta cultura do
descartável nos tornou insensíveis também com relação ao lixo e ao
desperdício de alimento, o que é ainda mais deplorável quando em cada
parte do mundo, infelizmente, muitas pessoas e famílias sofrem fome e
desnutrição. Um dia os nossos avós estiveram muito atentos para não
jogar nada de comida fora. O consumismo nos induziu a acostumar-nos ao
supérfluo e ao desperdício cotidiano de comida, ao qual às vezes não
somos mais capazes de dar o justo valor, que vai muito além de meros
parâmetros econômicos. Recordemos bem, porém, que a comida que se joga
fora é como se estivesse sendo roubada da mesa de quem é pobre, de quem
tem fome! Convido todos a refletir sobre o problema da perda e do
desperdício de alimento para identificar vias que, abordando seriamente
tal problemática, sejam veículo de solidariedade e de partilha com os
mais necessitados.
Há poucos dias, na festa de Corpus
Christi, lemos a passagem do milagre dos pães: Jesus dá de comer à
multidão com cinco pães e dois peixes. E a conclusão do trecho é
importante: “E todos os que comeram ficaram fartos. Do que sobrou
recolheram ainda doze cestos de pedaços” (Lc 9, 17). Jesus pede aos
discípulos que nada seja perdido: nada desperdiçado! E tem este fato das
doze cestas: por que doze? O que significa? Doze é o número das tribos
de Israel, representa simbolicamente todo o povo. E isto nos diz que
quando a comida vem partilhada de modo igualitário, com solidariedade,
ninguém é privado do necessário, cada comunidade pode satisfazer as
necessidades dos mais pobres. Ecologia humana e ecologia ambiental
caminham juntas.
Gostaria então que levássemos todos a
sério o compromisso de respeitar e cuidar da criação, de estar atento a
cada pessoa, de combater a cultura do lixo e do descartável, para
promover uma cultura da solidariedade e do encontro. Obrigado.
Papa Francisco
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