quarta-feira, 11 de julho de 2012

São Bento

Bento nasceu por volta de 470 em Núrsia, a cerca de oitenta quilômetros de Roma. Cresceu em família rica, que pôde enviá-lo para a capital para se aperfeiçoar nos estudos.
Se na cidade eterna tinha sido reacendida a esperança de um retorno ao antigo esplendor, era devido a Teodorico. Em maio do ano 500, o rei ostrogodo visitou Roma e fez o seu brilhante discurso no fórum. Talvez, entre os numerosos estudantes curiosos, estivesse também Bento. O encanto, porém, durou pouco, devido às lutas internas entre os romanos e o rei Ostrogodo.
Valia a pena continuar os estudos para depois se colocar a serviço dos corruptos? Bento fugiu então para Enfide, hoje Affile, e se hospedou na casa do pároco do lugar. Por lá, permaneceu por pouco tempo, retirando-se para uma gruta entre os bosques Subiaco, conhecida hoje como a Gruta Sagrada. Foram três anos de meditação e de oração profunda.
Após uma experiência frustrante na coordenação do mosteiro de Viviaco, foi acolhido novamente em Subiaco por jovens que viviam só para Deus, afastados das vaidades e da corrupção do mundo. Preparou para eles doze pequenos mosteiros, enquanto cuidava da vigilância de todos. Mudou-se, mais tarde, para Montecassino, onde amadureceu um Novo projeto para seu grupo de monges.
A fama de Monte cassino
Bento concedeu o mosteiro como um lugar onde se realiza em plenitude o reino dos céus. Os monges são homens livres submetidos à “escola do serviço divino”, sob a direção sábia e paterna do abade.
De Monte cassino já se falava em toda parte sobre o mosteiro de Bento. Personagens ilustres subiam a santa montanha para encontrá-lo, como São Sabino de Canosa e São Germano, bispo de Cápua, amigo intimo de Bento, que viu sua alma subir ao céu em forma de um globo de fogo.
O “paraíso” de Bento
Houve um acontecimento verdadeiramente extraordinário na vida de São Bento:
No dia 29 de outubro de 540, chegou a Monte cassino o diácono Servando, que se distinguia pela eminente doutrina espiritual. Bento ofereceu-lhe o próprio quarto no primeiro andar da torre. Ao anoitecer, o santo patriarca havia já antecipado a hora da oração em vigília. Por aquele gosto pela natureza que possuem os grandes amigos de Deus, orava junto à janela. Pouco a pouco, aprofundando-se na divina contemplação, o santo sentia que seu coração se inflamava. Em certo momento, sua alma sentiu-se transportada para contemplar sem mistérios o rosto daquele que “habita numa luz inacessível” (História de São Bento e do seu tempo, A. I. Schuster).
Os autores místicos, a começar por Gregório Magno, trataram longamente sobre a natureza dessa elevação do santo patriarca. São Boaventura afirma que o vidente contempla Deus, e tudo conhece nele. O Papa Urbano VIII, em uma bula sobre São Bento, afirma que o santo, embora estando aqui na terra, mereceu ver seu Criador e cada criatura em Deus. Sua alma dilatou no Senhor, como bem explica São Gregório: “Arrebatado em Deus, sua mente se dilatou e ele viu sem dificuldade toda a criação”.
A visão foi breve, mas os efeitos não puderam mais ser apagados de seu espírito. Durante os sete anos que ainda viveu, não fazia outra coisa a não ser falar e suspirar pelo paraíso. Desde a noite em que contemplou a divina luz no céu, sua fisionomia transformou-se. O homem de Deus tinha aspecto sereno e um porte angelical. Envolvia-o uma atmosfera de luz celeste, de tal modo que, vivendo ainda na terra, compreendia com afeto que sua casa estava no céu.
Se Bento foi favorecido por uma visão celeste, não foi para premiar sua virtude heroica, mas para que seu carisma tivesse a força de reproduzir a vida do céu no mosteiro, e contribuir para restabelecer a harmonia da criação.

Oração pedindo a Intercessão de São Bento:

"Ó Glorioso São Bento, que sempre se mostrou compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à Vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições.
Que em nossas famílias reine a paz e a tranquilidade, que se afastem todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado.
Alcançai São Bento, do Senhor Nosso Deus, a graça que necessitamos: (coloque no colo de Jesus sua intenção, tudo o que lhe aflinge).
São Bento dai-nos a graça de que, ao terminar nossa vida neste vale de lágrimas, possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso.
Rogai por nós, ó glorioso patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
São Bento libertai-nos do mal!
São Bento libertai-nos da inveja!
São Bento libertai-nos do pecado!
São Bento libertai-nos de todo e qualquer tipo de aflição.
Amém".



São Bento, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...