domingo, 1 de abril de 2012

Domingo de Ramos


 Hosana ao filho de Davi!...

Com a celebração do Domingo de Ramos, entramos no período da Semana Santa. Depois, de celebrarmos o Tempo Quaresmal, tempo propício de entrega renovada de adesão ao Senhor e pedirmos perdão a Deus pelas faltas cometidas. 
Celebrar a festa da Páscoa é relembrar toda a experiência de vida de Jesus, desde o seu nascimento até o ponto culminante que é a ressurreição. A entrada de Jesus em Jerusalém é o maior símbolo de humildade que devemos observar, o gesto de ser aclamado como o rei é a partida que dará inicio ao seu sofrimento da paixão e morte. Ele entra em Jerusalém sobre um jumentinho, gesto de um homem humilde e pacifico aquele que veio trazer o reino de justiça.
Este Domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava "Rei dos Judeus", “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”
E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.
Jesus foi capaz de denunciar as injustiças, curar enfermos, ressuscitar mortos e anunciar um reino que não é desse mundo.
A Semana Santa é um tempo de comunhão com Jesus onde cada cristão deve-se preparar para bem celebrar a grande Festa da Páscoa. Somos convidados a entender a saudação do povo de Jerusalém com aquele que veio em nome do Senhor.
Já no Evangelho deste dia, observamos todo o processo da paixão, morte e ressurreição de Jesus. O enredo da paixão nos mostra a sociedade injusta que mata aquele inocente e indefeso, mas, que veio para cumprir todo o projeto do Pai. O sofrimento intenso de Jesus nos faz ver o projeto de amor e paz que Ele trouxe para a salvação do mundo.
Que nós cristãos, possamos nesta Semana Santa acompanhar Jesus, em seu percurso, participando ativamente das celebrações que nos levarão à compreensão de que o sofrimento embasado no amor leva a ressurreição, aí está o centro da fé cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...