quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto: Mês das Vocações

VOCAÇÃO: UM TESOURO QUE POUCOS DÃO VALOR

Deus, nosso Pai de Bondade, nos dá a graça de iniciar mais um mês. E este mês é todo especial para nós, católicos, pois dedicamos a rezar e pedir, com mais intensidade pelas vocações! 

O que é a vocação?
Vocação sacerdotal é, pois, uma chamado para ser padre. Portando, quando dizemos que tal rapaz ou tal criança tem vocação, estamos dizendo que esse jovem ou esse menino está chamado para o sacerdócio. Mas se ele está sendo chamado, alguém está chamando. Quem é que o chama para ser padre?

Quem dá a vocação?
É  Deus, Nosso Senhor. Tal jovem será padre, não porque ele escolheu esta vocação, mas porque Deus o chamou. Jesus nos diz no Evangelho: "Não fostes vós que Me escolhestes, Eu que vos escolhi."
A vocação é, portanto, um chamado de Deus para o sacerdócio. É uma escolha de Deus. Mas, aparece outra pergunta: A quem Deus chama? A quem Ele quer, a quem ele mais ama. É um mistério do amor de Deus. De tudo o que dissemos, podemos formular a seguinte afirmação:
A vocação sacerdotal, ou o chamado de Deus para ser padre é um ministério do Amor de Deus, é um dom do Coração de Jesus, é um tesouro, é algo precioso que Deus concede, não a todos, mas somente aos que Ele mais ama. Desprezar este dom de Deus seria desprezar o próprio Deus. Seria uma grande ingratidão.

Para que serve a vocação?
Para que haja entre nós sacerdotes que celebram a Santa Missa, que dá tanta glória a Deus e nos trás tantos benefícios; sacerdotes que batizem as crianças; sacerdotes que perdoem nossos pecados, pela confissão; sacerdotes que consigam de Deus todos os benefícios de que nós precisamos.
É pela vocação que vêm os padres. Portanto, se as vocações forem desprezadas, ficaremos sem padres. E ficando sem padres, ficaremos sem a santa Missa, sem os sacramentos, sem tantos auxílios de Deus.
Se nós rezarmos e fizermos penitência, e se os jovens seguirem estes conselhos, as vocações se multiplicarão e, então, o chamado de Deus deixará de ser este tesouro tão desprezado e se tornará aquele que, quem o encontra, deixa tudo para possuí-lo.

Pe. Gaspar Pelegrini 
 Reitor do Seminário da Imaculada Conceição - Ad. Apostólica Pessaol São João Maria Vianey

Dai Senhor à vossa Igreja: Sacerdotes Santos e Religiosos Fervorosos! 

Neste mês de agosto, a intenção geral de oração do Papa Bento XVI ao Apostolado de Oração é “para que os presos sejam tratados com justiça e seja respeitada a sua dignidade.”

Já a juventude está no centro da Intenção Missionária, que é “Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, se disponham a proclamar e testemunhar o Evangelho até aos confins da terra”.

Todos os meses, o Pontífice confia suas intenções ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...