quarta-feira, 8 de agosto de 2012

São João Maria Vianey - Padroeiro de nossa Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey e dos Padres em geral

Hoje comemoramos São João Maria Vianey, padroeiro de nossa Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey e dos padres em geral. Por esse motivo, hoje também e comemorado o dia do padre. Rezemos por todos os sacertodes do mundo, em especial pelos da nossa Administração Apostólica. Peçamos a Deus, por intercessão do santo Cura d'Ars, que Ele nos envie muitos santos sacerdotes. 

"Senhor dai-nos muitos santos sacerdotes!"

“O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.”
 

Reflita e conheça a vida de São João Maria Vianey

São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, nasceu em 08 de maio de 1786, na França, numa cidade perto de Lyon.
Desde sua infância, trazia em si um grande amor à Virgem Maria. Quando pequeno, ganhou de sua mãe uma imagem de Nossa Senhora da qual ele nunca se separava, onde quer que fosse, a levava consigo.
São João Maria Vianney tinha um amor preferencial pelos pobres, pelos abandonados, pelos excluídos. A todos que encontrava pelas ruas, pelos bosques, levava-os para casa. Seus pais, admirados da sua caridade, a todos acolhiam.
Aos 13 anos, fez sua primeira comunhão. Nesse dia em oração, disse a Deus e a si mesmo: Eu serei padre! Eu serei padre!
Trazia em si o desejo do sacerdócio, mas tinha muitas dificuldades com os estudos. Foi rejeitado três vezes no seminário, mas, com a ajuda do padre Balley, teve uma segunda chance. Com grande esforço, venceu todos os desafios e foi então ordenado. Após se tornar sacerdote, permaneceu como padre auxiliar ao lado do tão querido padre Balley, tempo onde pode rever a Teologia, e em seguida foi enviado como pároco para a cidade de Ars, onde ficou até sua morte.
A cidade de Ars, vivia uma grande indiferença referente à religião. São João Maria Vianney, ao perceber o combate espiritual, pôs-se em luta, suas armas foram a oração, a penitência e as homilias.
Fixou residência na matriz e sua primeira ocupação era rezar pela conversão dos seus paroquianos. Desde a manhã até a noite, com pequenas interrupções, ficava de joelhos diante do altar do Santíssimo Sacramento.
Em suas homilias, sempre denunciou o pecado e proclamou a salvação em Nosso Senhor Jesus; aos poucos, pôde ver a conversão dos habitantes de Ars.
São João Maria Vianney sofreu perseguição da parte dos homens e também um grande e árduo combate espiritual; este combate durou cerca de 35 anos. À noite, o santo sofria com pesadelos assustadores e até mesmo ataques diretos do demônio.
Sempre apoiado na graça divina e recorrendo à especial proteção da Virgem Maria, São João Maria Vianney saiu vitorioso de todos os assaltos do maligno.
A vida, a pregação, a humildade do santo pároco de Ars começaram a atrair fiéis de todas as partes da França e do mundo, que desejavam ouvir o santo pároco e se confessar. Por duas vezes, para poder se isolar um pouco e estar a sós com Deus, São João Maria Vianney tentou deixar a paróquia, mas os fiéis não permitiram indo o buscar e o levando de volta para a Igreja.
Em  agosto de 1859, faleceu. Foi beatificado por São Pio X em 5 de janeiro de 1905; e canonizado por Pio XI no dia 31 de maio de 1925.
Seu corpo repousa na Igreja dedicada à Santa Filomena, sua santa de devoção, na cidade de Ars.
A cidade é, hoje, um dos grandes lugares de peregrinação no mundo. 

São João Maria Vianney, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...