quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Festa de todos os Santos Carmelitas


“Assim como o profeta Elias, todos os santos do Carmelo foram moldadas por uma escola de fogo espiritual. Eles também insinuou o exemplo de Maria e fez a sua expressão mais verdadeira na experiência do amor e que o amor faz a história da Ordem. Eles se tornaram um hino de louvor a oferecer ao nosso Deus. “
Nós recebemos o grande presente de nossos irmãos e irmãs que consagraram suas vidas a Deus. Eles se abraçaram os ensinamentos do Divino Mestre e viveram suas vidas em “fidelidade a Jesus Cristo”. Deram-se ao serviço de Deus na oração, na abnegação evangélica, e em amar as almas. Às vezes, eles derramaram seu sangue para testemunhar este amor.
Quem são os santos do Carmelo? Eles são eremitas do Monte Carmelo, que “viviam em pequenas células semelhantes às células de uma colméia, eles viviam como abelhas de Deus, reunindo o mel divino da consolação espiritual.” Eles são mendigos das primeiras comunidades medievais, que descobriram a presença de Deus nos acontecimentos da vida cotidiana e, especialmente, de ver Deus em seus irmãos e irmãs. Eles são professores e pregadores, missionários e mártires, que procurou o rosto de Deus entre o povo. Eles são freiras que têm contribuído para o crescimento do povo de Deus por sua experiência mística e, especialmente, por meio de sua oração fervorosa e vida contemplativa. Eles são religiosos, que nos mostrou o rosto de Cristo através de seu apostolado em hospitais ou escolas, especialmente nas terras de missão.Eles são leigos, que foram capazes de encarnar o espírito do Carmelo e viveu esse espírito no meio do povo. Simão Stock, André Corsini, Alberto de Trapani, João da Cruz, Teresa de Ávila, Teresa do Menino Jesus, Edith Stein, Brandsma Tito, Paoli Angelo e inúmeros santos e beatos do Carmelo, juntamente com Maria, a Mãe do Carmelo, são agora cantando uma canção de louvor ao Pai Celestial. Eles podem ser grandes santos que a Igreja inteira venera e invoca na liturgia, ou eles são santos humildes, que são conhecidos e venerado por poucos fora da Ordem. Mas todos eles, através de suas vidas, ofereceram-nos um segredo de santidade para se tornar santos. Eles podem nos ensinar como viver as virtudes de esperança, amor e fé, e como fazer o nosso compromisso diário com Deus. E eles nos mostram como a dedicar todo o seu coração a Cristo. Todos os Santos Carmelitas deixar-se ser moldado de acordo com a imagem da Virgem Maria, que viveu na intimidade com o seu Filho. É a partir dela que eles aprenderam a viver em Cristo e viver o amor de Cristo. De sua eles foram inspirados a consagrar a sua vida para a Igreja e para as almas. Em suma, a vida da Virgem tem uma importância absoluta na experiência de todos os santos carmelitas. Rezamos para que o exemplo destes santos continuará a inspirar a santidade em uma nova geração de nossos irmãos e irmãs. Assim como eles, nós podemos viver em fidelidade a Jesus Cristo e servi-o com um coração puro e uma boa consciência. Como eles, podemos saber como nos dedicar dia e noite para a contemplação da Palavra e ao serviço generoso para a humanidade. Por fim, pedimos que os exemplos de santos carmelitas podem impactar nos imensamente e concretamente e nos fazem ter um profundo amor por Cristo, para a Igreja e para o mundo todo.


 Dos Escritos de Santa Teresa de Jesus

 'Todos os que trazemos este hábito sagrado do Carmo somos chamados à oração e contemplação, porque este foi nosso princípio, desta casta, daqueles santos Padres do Monte Carmelo, que buscavam este tesouro, esta preciosa Margarita.
Lembremo-nos dos santos Padres nossos antepassados. Bem sabemos como, por aquele caminho de pobreza e humildade, gozam de Deus. 
Ouço algumas vezes dizer que nos princípios das Ordens Religiosas, como eram os alicerces, fazia o Senhor maiores mercês àqueles santos nossos antepassados. E assim é, mas sempre nos havíamos de considerar alicerce dos que vierem depois. Porque, se agora nós que vivemos, não tivéssemos perdido o fervor dos nossos antepassados e se os que viessem após nós fizessem outro tanto, sempre estaria firme o edifício. Que me aproveita a mim que os santos passados tenham sido assim, se depois sou tão ruim que, com meus maus costumes, deixo estragos no edifício? Porque, é claro: os que vão chegando não se recordam tanto dos que há muitos anos morreram como dos que estão vendo. É engraçado que eu atribua o mal ao facto de não ser das primeiras e não veja a diferença que há entre a minha vida e virtude e as daqueles a quem Deus fazia tantas mercês.
Se vir que a sua Ordem em algo vai decaindo, procure ser pedra capaz de tornar a levantar o edifício, que para isso o Senhor dará ajuda. Por amor de Nosso Senhor lhes peço: lembrem-se quão depressa tudo se acaba, e da mercê que nosso Senhor nos fez trazendo-nos a esta Ordem. Mas ponham sempre os olhos na casta de onde vimos, naqueles Santos Profetas. Quantos santos temos no céu que trouxeram este hábito!

Tenhamos a santa presunção, com a ajuda de Deus, de ser como eles. Pouco durará a batalha e o fim será eterno.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...